fbpx Trip Intercâmbios » Cork, Irlanda

Cork, Irlanda

Um polo de TI em pleno desenvolvimento. Parques para passeios com mínimos custos.⠀

Cultura e personalidade das raízes irlandesas

Cork é uma cidade com grande personalidade como comunidade, perfeita para intercambistas que buscam as raízes da alma irlandesa. É a segunda maior cidade da Irlanda e a terceira maior em população. Está localizada no sudoeste da do país, na província de Munster. Sua população é superior a 222 mil habitantes. A cidade se destaca como polo de TI em pleno desenvolvimento

O nome da cidade significa ‘pântano’. Sua origem é um assentamento de monges e freiras. As invasões vikings ajudaram a expansão de Cork por volta do ano 915. A cidade de Cork já foi totalmente murada e os remanescentes do antigo centro medieval da cidade podem ser encontrados em algumas ruas da cidade.

A vida cultural é pulsante: dança, teatro, música. Bandas de rock locais, ópera, artes de rua. Vários locais para eventos musicais se destacam na cidade como o Cork Opera House e o Cork Arts Theatre, entre outros. Na cidade, também há o Centro de Literatura e um Centro de Arte. Parques com muito verde também são destaques na cidade.

Cork foi a Capital Europeia da Cultura em 2005; em 2009, foi incluída no “top 10” como o melhor destino de viagem do guia Lonely Planet, que a descreveu como “sofisticada, vibrante e diversificada”.

A cidade também se destaca pela sua culinária e seus pratos típicos, com destaque para três iguarias locais: o crubeens, que são pé de porco cozidos, que tradicionalmente são comidos à mão; a Tripe, ou tripa, conhecidas no Brasil com bucho, que é o estômago de boi utilizado para fazer a dobradinha; e o drisheen, que são morcelas gelatinosas feitas sangue de boi, porco ou ovelha.

A cidade também abriga um mercado que vende alimentos produzidos localmente,  o English Market, incluindo peixes frescos, carnes, frutas e legumes, ovos e queijos artesanais e pães.

Durante o ano, também ocorrem festivais com barracas de comida pelas ruas, tais como na festa de São Patrício ou outras festas populares.

Um aspecto pitoresco que é um atrativo a mais é a “rivalidade amigável” entre Cork e Dublin, semelhante à rivalidade entre entre outras cidades, como Manchester e Londres ou Melbourne e Sydney, na Austrália.

Parte da população de Cork se vê como “diferente” do resto da Irlanda. Refere-se a si mesmo como “Os Rebeldes”, em uma história que remonta à guerra de independência.

Culturalmente, isso traz vários atrativos, como a propagação de bem humoradas camisetas e arte de rua celebrando a fictícia “República Popular de Cork”.

Outro destaque de Cork é o seu sotaque, advindo do dialeto anglo-irlandês. Padrões de tom e entonação muitas vezes variam, com o tom geral mais agudo do que outros sotaques irlandeses. Para o intercambista, é um lugar ideal para treinar o ouvido e mergulhar no estudo da língua.


Entre em contato

voltar